sexta-feira, 14 de agosto de 2009

DIA DE CAMPO DA MEDICINA VETERINÁRIA







No dia 09 de junho, os alunos do curso de Medicina Veterinária, inscritos na disciplina de Extensão Rural, coordenados pelo professor Edivaldo Aparecido Nunes Martins, realizaram o PRIMEIRO DIA DE CAMPO DA MEDICINA VETERINÁRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA. Os temas abordados foram "Controle da verminose em ovinos" e "Uso da cana e açúcar na época da seca".
O objetivo principal foi a preparação dos alunos para aquisição de bagagem na organização do evento e os métodos de abordagem ao produtor para passar as informações da melhor maneira possível. Neste caso, os "produtores" foram os alunos dos outros anos.
A justificativa para a abordagem ao tema "Controle da verminose em ovinos" é devido a importância econômica, tendo em vista que é a principal causa de mortalidade na espécie, diminuição no ganho de peso e gastos com vermífugos. Primeiramente foi realizada uma explanação sobre a importância da verminose na ovinocultura, e depois sobre os métodos de diagnóstico, com enfoque ao método Famacha, que se baseia na inspeção da mucosa conjuntival dos animais e graduação das cores dessa mucosa, de 1 a 5. A partir do grau 3 (mucosa vai se tornando esbranquiçada) e os animais devem ser vermifugados. Este método possibilita correlação da coloração da mucosa com o hematócrito do animal, lembrando que o principal verme é o Haemonchus contortus, que é hematófago. Após a explanação teórica, os instrutores levaram os alunos até a criação e fizeram a prática.
Para o tema "Uso da cana e açúcar na época da seca" o objetivo principal foi ressaltar a importância nutricional, a grande disponibilidade, as várias formas de fornecimento aos animais, e o baixo custo.Os alunos fizeram uma explanação teórica e depois ocorreu a demonstração prática de como confeccionar um silo de cana de açúcar,e também a metodologia de preparo da cana adicionada de uréia.
Para cada grupo havia 7 instrutores e 40 alunos participando como ouvintes. Ao término os participantes preencheram um questionário para verificação do grau de satisfação, e obtivemos ótimos resultados.
Para este semestre será organizado outro dia de campo nos mesmos moldes. Vale ressaltar que a empresa VETNIL esteve presente no evento e sorteou brindes aos participantes.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário